Nome Original: A Feast For Crows 
Editora: Leya
Autor: George R. R Martin
Páginas: 644
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Classificação:  
Skoob | Submarino 

Sinopse: Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo... Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro, não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

Minha Resenha: 

Oi galerinha :D bom hoje vou falar sobre um dos meus livros favoritos rs 
Bom pessoal pra quem sabe e é fã como eu, sabe que O Festim dos Corvos faz parte de uma aclamada série escrita por George Martin que é "As Crônicas de Gelo e Fogo" sendo ele o 4° volume da série. A série ficou tão popularmente conhecida que foi adaptada pra uma série televisiva que recebeu o nome do primeiro livro da saga "Game of Thrones" traduzido pro português "Guerra dos Tronos", a série é transmitida pela emissora a cabo HBO.
Bom, mas falemos do Festim, rs...
"Pra quem esta acostumado com a leitura que contempla ao ler As Crônicas de Gelo e Fogo, sente basicamente uma mudança e tanto na leitura do quarto livro, isso porque muita coisa muda, primeiramente que ele é focado em Porto Real, onde habita a queridíssima (só que não) rainha regente de Westeros.
Outro ponto é que os personagens que são tratados nesse livro não são os que estamos acostumados a ver nos outros três, e outros personagens que ao ver de muitos são menos importantes ganham vez nesse livro e com histórias bem intrigantes.
Na verdade eu quase não dei 5 estrelinhas pra esse livro, porque pra todos que leram os outros livros da saga quando chega nesse, já tem a decepção de não ver capítulos dos seus personagens favoritos, e eu particularmente e não sei se por esse motivo achei ele mega cansativo e parado, com poucas frases impactantes, já que elas são comuns dos personagens mais populares, mas alguma ainda deu pra destacar: 

"Pai... Foi você quem me disse que lágrimas são sinal de fraqueza num homem, por isso não pode esperar que eu chore por você - Jaime Lannister"

"[...] Agrada-lhe me humilhar todas as noites. Talvez lhe agradasse ainda mais me matar."

Mas por que em meio a essas reclamações eu dei 5 estrelinhas?
Sem contar o fato de que sou fã da saga, eu dei nota máxima, porque o livro começa a surpreendar no final e deixa com gostinho de quero maise com o questionamento sobre o próximo livro da série, já que esse acaba com muitas questões e precisamos das respostas.
E é claro, amei muita coisa que aconteceu no fim do livro que eu chamaria de justiça. Sem contar outras coisas que estava esperando desde a metade do livro e foi acontecer pro final.
Bom, esse livro me deixou com a boca aberta, mas sem dó dos personagens, o que foi comum nos outros livros, execeto de uma personagem (vou me cuidar com os spoilers) que tive dó. Sem dó porque aconteceram coisas muito WOOOOW, mas com que já estava merecendo hein, rs !
Conclusão que tirei desse livro: O Autor quis cansar, ter vontade de desistir da leitura, mas compensou todo o esforço dos leitores com um final épico e nos dando de presente coisas que esperávamos a algum tempo. Vale a pena conferir e esperar ansiosamente pela leitura do quinto livro.

Observação: Esse livro e o livro 5 da saga podem ser lidos juntos, (coisa que não fiz, rs) pois os dois contam a mesma história, tratada de pontos de vistas diferentes, sendo que esse livro como foi citado é escrito sob o ponto de vista de personagens menos comuns e a história se desenrola mais no Sul de Westeros com os Lannisters.
 
Espero que tenham gostado gente, fiquem bem, bjinhos :* ah e me sigam no Instagram galerinha 



2 Comentários

  1. Como sempre, George R.R. Martim fez um grande trabalho. Confesso que nas primeiras 300 páginas do livro eu realmente fui "empurrando com a barriga", porque se tornou uma leitura cansativa, como você disse, talvez porque não tivemos POVs dos personagens favoritos. Mas desse ponto a diante o livro, ele me prendeu de um jeito que só As Crônicas de Gelo e Fogo consegue, me tornando ansiosa para saber o desfecho do livro e logo começar o seguinte. Acho que você descreveu bem o que uma parte dos fãs achou do livro. Martim sempre tentando nos matar do coração com seus livros.

    ResponderExcluir
  2. Né, e isso só me torna ainda mais ansiosa pra ver qual vai ser o desfecho tão esperado da série

    ResponderExcluir