Harry Potter e o Cálice De FogoNome Original: Harry Potter and The Goblet of Fire
Autora: J. K Rowling
Editora: ROCCO
Páginas: 535
Gênero: Literatura Infanto- Juvenil
Classificação: adadadadad

Skoob | Goodreads | Submarino | Editora Rocco

Sinopse: 
Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra o sinal de Lord Voldemort projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.
Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.
Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.
Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.

Então pessoal, cheguei ao quarto livro e confesso que tava muito ansiosa por essa leitura, pois de todos os filmes da série, HP4 com certeza é meu favorito, então pensei que seria o mesmo com o livro, pois bem... não foi... Mas calma, o livro está muito longe de ser ruim, obviamente, mas o filme é tão meu queridinho ♥ rs, que ver coisas completamente diferentes, distorcem a imagem do que eu tinha, mas claro só vou dar mais detalhes no próximo post.
Mas sem pensar no filme agora, posso dizer que é muito legal acompanhar o amadurecimento dos personagens conforme a leitura, diferente de outras sequências, você pode observar bem claramente a transição de crianças para adolescente, e como o progresso da história toma rumos mais sérios. A cada novo ano de Harry em Hogwarts é uma nova aventura, e cada vez mais perigosa e atrativa.
Acho que de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, para Harry Potter e o Cálice de Fogo, o foco realmente é mudado para o contexto inicial de toda a história, pois nos 3 últimos livros, víamos casos do perigo rondando Harry, porém no 4° livro o perigo vem diretamente a ele, de forma muito presunçosa e bem elaborada.
Acredito que HP4 é um dos livros mais importantes da série, senão o mais, pois ele deixa claro o potencial de cada personagem, até mesmo de Harry, onde pode-se notar em tão o tamanho de sua coragem.
Vemos também a importância de personagens antes poucos comentados, acho que isso é o interessante da autora, pois ela nos faz se apegar a um personagem espontaneamente, sem nem ao menos ter trabalhado em cima disso desde o primeiro livro.
Sem duvida, é o livro essencial, e bem detalhista, coisas que eu nem imaginava fazem um sentido mais claro agora em minha mente, e o que mais me chama atenção além dos claros sinais de personalidade de cada um é ver a mudança de cada um com a os hormônios da adolescência a flor da pele.
Com certeza um dos meus favoritos, e super sempre recomendo!!

Fiquem atentos ao meu próximo post onde faço comparações com o filme, e agora fiquem ligadinhos nos posts da Lari ♥


Deixe um comentário