Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vim falar de um assunto um pouco diferente: Graduação a distância.
Pra quem não sabe eu faço faculdade a distância, e já tem quase 1 ano; eu faço um curso técnico em Gestão de Recursos Humanos, e posso fazer um outro post explicando um pouco do curso e porque escolhi ele, mas o objetivo de hoje é falar sobre as vantagens e desvantagens de fazer um curso a distância. 


Primeiramente, quero deixar claro que durante toda a minha vida escolar, principalmente no ensino médio quando eu estava me preparando para o vestibular, não passava pela minha cabeça fazer faculdade a distância, mas devido a diversos fatores eu não pude ingressar na faculdade que eu queria logo que saí do EM e eu não queria ficar parada então eu fui bastante incentivada a procurar um curso a distância e foi o que eu fiz.

Basicamente, existem duas modalidade EaD (Educação a Distância) que são as aulas totalmente a distância (meu caso) ou semi-presenciais, e hoje em dia a maioria das faculdades já oferece alguns cursos a distância dentro da sua instituição.

Eu vou falar pra vocês os pontos positivos e negativos de estudar totalmente a distância e isso baseado na metodologia da minha faculdade (Uninter). mas dá pra ter uma noção de como são todas as outras.

Vantagens da Graduação a Distância


 Vestibular Suuuuuper Easy

Isso mesmo, é super fácil o vestibular de uma graduação a distância, se você decidiu que vai estudar na modalidade EaD em uma determinada faculdade, fique tranquilo que você estará nela.
No meu caso o vestibular foi fazer uma redação dentro das exigências da faculdade e eu ainda tinha dois temas pra escolher.

Mensalidades Baixas e Material Incluso

Uma das principais vantagens é que os cursos pela modalidade EaD são bem mais baratos do que os cursos presenciais e nas mensalidades em geral estão inclusos os livros didáticos que a própria faculdade oferece. É muito bom não ter que se preocupar em ir atrás de todo aquele material, e todas as matérias tem esses livros o que ajuda muuuuuuito.

Materiais de Apoio

Pelo fato de você ter que estudar por conta e mostrar que você aprendeu tudo na fé mesmo, fazendo suas provas no fim do módulo, geralmente a faculdade oferece muito material de apoio através do seu AVA (Ambiente Virtual)  que vão desde a Biblioteca Virtual da faculdade, como PDF's, sites, reportagens, vídeos, dicas de livros e filmes e etc.

Você Faz seu Tempo

Acho que isso é a parte mais proveitosa dessa forma de estudar, porque você tem a liberdade pra estudar a hora que quiser e onde quiser e como quiser, ufa! Quanta liberdade! Eu muitas vezes estudo no sábado de pijama rsrsrs

Reconhecimento

Não se preocupe se você está pensando em fazer faculdade EaD e acha que as empresas não vão reconhecer seu diploma (SIM! Tem diploma), primeiro que a modalidade EaD como eu já falei é reconhecida pelo MEC. Outro ponto é que por mais que seja EaD a equipe que faz as videos-aula são muito qualificadas e o material de apoio é muito bom. Outro fato e muito importante é que no diploma não vem marcando que você concluiu o curso a distância, então tuuuudo numa boa.




Desvantagens da Graduação a Distância

Você Faz seu Tempo

Whaaat? Mas você não disse que essa era a parte mais proveitosa? Disse sim, mas no meu caso isso é também um problema hehe
O fato de você ter o tempo que quiser pra estudar exige que você seja bem organizado, é importante reservar tempo só pros estudos e focar nisso, até porque o seu desenvolvimento vai ser de acordo com seu próprio empenho, eu particularmente tenho sérios problemas com isso :p

Sem Professor D;

Pra mim faz muita falta ir na aula e ter um prof face to face comigo HAHA, vídeo-aula é quase isso, mas como são vídeos vocês devem imaginar que eu deixo rodando e vou fazer outra coisa, e vocês estão certos, eu to certa? Não, vou mudar? Talvez.

Sem Trabalhos e Lição de Casa

Eu sou estranha??? YEAAAH! Mas eu sinto essa necessidade de ter prazos e trabalhos e pesquisas pra fazer. Vai entender né
OBS: Não são todos os cursos que não tem trabalhos, portfólios e etc. (mas prova tem em todos hein)



Então pessoal é isso o que eu tenho a dizer sobre como é estudar em casa, mas vale lembrar que essas são as minhas opiniões, muitas outras pessoas que estudam EaD tem opiniões divergentes. Eu acabei por um acaso estudando assim, e pra mim tem essas complicações, eu preferiria estar indo todos os dias pra aula, mas mesmo assim  eu adoro meu curso e a minha instituição de estudo e é opção e tanto pra quem está com o orçamento baixo e sem tempo :)

E vocês já pensaram em  fazer faculdade assim? Conhecem alguém que faça? Ou você faz e tem uma opinião diferente da minha? Comenta aí que eu vou adorar saber ;)


                                                                           XOXO! 


Twitter ❥ Facebook ❥ Instagram ❥ Tumblr ❥ Skoob ❥ Filmow ❥ Banco de Séries





Deixe um comentário