A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

7.7.15

Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 265
Ano: 2015
Preço: 20,80 (Saraiva)
Classificação: 
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

  Olá, leitores! Hoje eu vim falar sobre esse livro maravilhoso, lançado no dia 06 de abril desse ano. Vamos lá? 
  Estava super ansiosa para essa leitura, comprei e comecei a ler no mesmo dia. Confesso que estava receosa, pois muitos livros tratam de temas sérios - suicídio e bullying - de maneira superficial porém não foi nada dessa forma, esses temas são tratados com seu devido valor e de forma leve, com o tom adequado visando agradar o leitor em sua maioria, jovem.
  Esse livro é narrado por Sam, adolescente viciado em coisas nerds e geeks cujo melhor e único amigo era Hayden, encontrado morto um dia depois de uma festa onde algumas coisas não saíram como a dupla de amigos esperava.
  Toda a história nasce em torno do fato de Hayden ter cometido suicídio e deixado para Sam um pendrive com uma playlist e um bilhete: ouça, você vai entender.   
  Obviamente, Sam sente uma imensa culpa pela morte de seu melhor amigo. Mesmo que a história não deixe claro de início o que aconteceu na festa que antecedeu o suicídio de Hayden, diversos outros personagens surgem conforme o desenvolvimento do livro, cada um carregando sua culpa pelo ocorrido, inclusive a própria família do suicida.
  A narrativa toma seu grande desenvolvimento após o funeral de Hayden, onde Sam se sente bastante incomodado com todas as pessoas que discursaram, muitas delas contribuíram para que Hayden decidisse acabar com a sua vida ou até mesmo mal o conheciam e estavam lá, discursando como se estivessem realmente tristes. Porém, o que Sam não sabia é que ele também não conhecia todos os segredos de seu melhor amigo.
  Afinal de contas, o que levou um adolescente saudável e de uma família financeiramente estável acabar com a própria vida? O que de fato aconteceu na festa, que deixou Hayden tão arrasado? 
"Aquimago_Ged: Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."
 Ao longo do livro, Sam tenta encontrar a resposta para essas e mais perguntas. Surgem também outros personagens interessantíssimos que acabam ajudando Sam na busca por essas respostas, personagens que conheciam Hayden e Sam não fazia a menor ideia. 
  Hayden, como já citei, deixa uma playlist (confira aqui) que contribui bastante para que o livro, apesar de tratar de assuntos sérios mantenha sua aparência jovem. Recheada de músicas com referências a filmes e jogos, vai de Metallica a Blink 182 e são bastante marcantes, escolhidas por seu significado. Cada capítulo possui sua melodia específica que por sua vez, acaba combinando com o conteúdo daquela parte do livro. Umas mais tensas, outras mais tranquilas e assim vai.
  O que me chamou a atenção foi o fato dos pais de Hayden não olharem para o filho com atenção suficiente para enxergar que muita coisa estava errada e que sim, ele precisava de ajuda. 
  O bullying é terrível, tanto quanto pais que não olham para seus filhos e não os ajudam quando esses precisam. Nisso, ainda temos a escola ou o trabalho, onde não se pode fazer muito para quem sofre esse tipo de agressão e até mesmo a própria sociedade que jamais se cansa de criar padrões nos quais poucos se encaixam.
  Particularmente adoro livros dramáticos que tratam de assuntos assim tão sérios, valeu cada centavo e não me decepcionei nem um pouco com a história.
  A editora fez um book trailer como você pode ver abaixo, espero que gostem. Beijinhos e até terça que vem.
  
  

You Might Also Like

0 comentários

Twitter

Google+

Estou Lendo